© 2019 Website Designed by Victor Kasprzak

Fitoterapia

 

A Fitoterapia – literalmente: terapia através das plantas – é conhecida na China há milhares de anos, desde épocas em que a escrita era feita em pedras, cascos de tartaruga, e lascas de bambú.

Nas dinastias Qin e Han - cerca de 200 anos a.C. - foram publicadas algumas das obras mais importantes para o conhecimento da farmacopéia Chinesa: o “Tratado da Lesão por Frio e Doenças Variadas” (Shang Han Za Bing Lun) e o “Clássico de Matéria Médica de Shen Nong” (Shen Nong Ben Cao).

 

As Fórmulas Clássicas encontradas nesses livros permanecem até hoje como referências para prescrições fitoterápicas, tendo sido traduzidas em diversos idiomas para utilização e estudos em quase todos os países. Desde 1950, o Ministério da Saúde do Japão reconhece 148 destas fórmulas como de utilidade pública.

A Farmacoterapia Chinesa – que inclui elementos minerais, vegetais e animais – é uma matéria médica muito extensa e virtualmente infinita em possibilidades de combinações. Para se fazer uma fórmula é preciso conhecer as capacidades energéticas, terapêuticas e sinérgicas das ervas, ou seja, a interação de cada componente com os demais.

 

É aí que entra a importância das Fórmulas Clássicas, com suas formulações provadas e comprovadas por milhões de usuários há milhares de anos, garantindo assim eficiência e eficácia no tratamento.

O terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa com formação em Farmacoterapia Chinesa é treinado e está apto avaliar o cliente, para fornecer exatamente o que o organismo está precisando. Uma vez tratado, é uma questão de tempo para que o cliente melhore seu estado geral de saúde, ficando com a mente mais clara e gozando de tanta vitalidade quanto sua idade permitir.

Para a MTC é importante conservar o que se tem de mais precioso: o corpo, a energia vital, o sangue e a tranquilidade da mente. Ao fornecer o que o organismo está

precisando, há melhora na saúde do corpo, no estado da mente, na condição emocional e no nível de vitalidade.

 

Os fármacos tradicionais chineses podem ser usados tanto na correção de desequilíbrios como em caráter preventivo.

Sempre que possível – e o estilo de vida permitir – a idéia é não deixar o corpo adoecer.

Fonte: Texto de autoria de Fábio Ministério

CONTATO

ARTES DO TAO representa os serviços de Terapias Tradicionais Chinesas e Artes Taoístas oferecidos em São José dos Campos e São Paulo.

Para agendamentos e/ou qualquer informação, entre em contato. Será um prazer lhe atender.

Fone / WhatsApp:  (12) 9 9197-6600

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon