© 2019 Website Designed by Victor Kasprzak

Ventosa

As ventosas são um tipo de terapia não invasiva, que tem como procedimento básico a colocação de campânulas ou copos redondos sobre a pele, gerando sucção local, tal como ventosas.

Seu principal efeito terapêutico é limpar o sangue das camadas superficiais. Fazendo isso, elimina gases e toxinas estagnados no corpo – pela pressão negativa produzida pelo vácuo – e propicia equilíbrio ao sangue.

Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), as toxinas acumuladas por hábitos, consumos e emoções inadequadas podem causar alterações no sangue, tornando-o mais denso e menos nutritivo. Áreas superficiais com grandes grupos musculares e articulações são particularmente úteis para efetuar os procedimentos.

Os seguintes tipos de aplicação podem variar de acordo com a avaliação e necessidade de cada caso:

Ventosa seca: Essa modalidade traz à superfície as toxinas e deixa manchas ou hematomas de coloração vermelha, marrom, roxa ou até preta. Essas manchas permanecem no local por uma ou duas semanas até se dissiparem e não causam dor.

 

Ventosa molhada: Nessa modalidade a ação de sucção é acompanhada de leve retirada de sangue o que permite alívio imediato de condições que envolvem estagnações e bloqueios mais severos.

 

Ventosa deslizante: Essa modalidade evita o hematoma e age como uma massagem. Oferece bem-estar ao indivíduo, mantendo a flexibilidade dos músculos e eliminando os nódulos de tensões.

GuaSha (KwaSa)

O termo é composto por duas palavras: “Gua” significa raspar, escovar ou arranhar, e “Sha” tem sentido composto de areia e enfermidade. Portanto, quando se está doente ou sentindo-se debilitado, a técnica faz uso da raspagem da pele a fim de encontrar “grãos de areia” — bloqueios e tensões — a serem varridos.

Sua ação de raspar a área afetada pode ser comparada a uma massagem, podendo ser mais intensa e profunda ou sutil e superficial, conforme a finalidade terapêutica.

São diversos os materiais utilizados para realizar essa raspagem, sendo clássicas as peças artesanalmente feitas de chifres de certos animais, pedras nobres ou porcelana.

Fonte: Texto de autoria de Fábio Ministério.

CONTATO

ARTES DO TAO representa os serviços de Terapias Tradicionais Chinesas e Artes Taoístas oferecidos em São José dos Campos e São Paulo.

Para agendamentos e/ou qualquer informação, entre em contato. Será um prazer lhe atender.

Fone / WhatsApp:  (12) 9 9197-6600

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon