© 2019 Website Designed by Victor Kasprzak

Tui Na

A denominação Tui Na surgiu durante a Dinastia Ming (cerca de 1400 d.C).

O primeiro nome dessa prática foi AnShao, passando mais tarde a ser chamada de MaSha. Quando as técnicas foram para o oriente médio, mais precisamente onde hoje é o Irã, esse nome chinês deu origem ao que seria conhecido no ocidente como Massagem. Posteriormente, a denominação chinesa foi mudada para NaMo, para finalmente assumir sua forma atual TuiNa.

Antigamente, durante longo período de tempo, quando alguém se sentia indisposto, apalpava e golpeava instintivamente as áreas afetadas de seu corpo, fazendo com que aliviassem ou desaparecessem os sintomas da indisposição. Isto constitui a origem da massagem tradicional chinesa, ou TuiNa. Essas partes onde se aplicavam ou se apalpavam converteram-se, posteriormente, na base para os “pontos” e áreas de tonificação ou dispersão.

Sabe-se que formas primitivas de massoterapia já eram praticadas cerca de 2700 anos a.C.. No final da idade da pedra, ao longo das margens do Rio Amarelo, na China, foram encontradas inscrições em pedras, madeiras e cascos de tartaruga, indicando experiências com a massagem. O famoso e tradicional “Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo” (Huang Di Nei Jing) traz passagens que afirmam que a massoterapia chinesa, originou-se na região central da China, equivalente a área atual de LuoYang, província de HenAn.

Fonte: Textos-base obtidos em:

  • Tratado de Medicina Chinesa – editora Roca.

  • Material do Curso de Formação em Massagem Chinesa Tui Na – CEMETRAC-Centro de Estudos de Medicina Tradicional e Cultura Chinesa.

CONTATO

ARTES DO TAO representa os serviços de Terapias Tradicionais Chinesas e Artes Taoístas oferecidos em São José dos Campos e São Paulo.

Para agendamentos e/ou qualquer informação, entre em contato. Será um prazer lhe atender.

Fone / WhatsApp:  (12) 9 9197-6600

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon